Desinformación en tiempos de polarización políticael debate en X sobre los cinco días de reflexión de Pedro Sánchez (2024)

  1. Berdón Prieto, Pablo 1
  2. Reguero Sanz, Itziar 2
  1. 1 Universidad Rey Juan Carlos
    info
    Universidad Rey Juan Carlos

    Madrid, España

    ROR https://ror.org/01v5cv687

    Geographic location of the organization Universidad Rey Juan Carlos
  2. 2 Universidad de Valladolid
    info
    Universidad de Valladolid

    Valladolid, España

    ROR https://ror.org/01fvbaw18

    Geographic location of the organization Universidad de Valladolid
Journal:
Disertaciones: Anuario electrónico de estudios en Comunicación Social

ISSN: 1856-9536

Year of publication: 2025

Issue Title: Misinformation and political communication: connections and frictions in a changing environment

Volume: 18

Issue: 2

Type: Article

DOI: 10.12804/REVISTAS.UROSARIO.EDU.CO/DISERTACIONES/A.14785 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openOpen access editor

More publications in: Disertaciones: Anuario electrónico de estudios en Comunicación Social

Abstract

Na presente pesquisa, é examinada a conversa no X/Twitter que foi gerada durante os cinco dias de reflexão de Pedro Sánchez. Especificamente, neste estudo, é analisado o debate que surgiu sobre a desinformação após a carta publicada (no X/Twitter) pelo presidente do governo da Espanha e se as publicações foram catalisadoras para a profusão de discursos de ódio criptográfico. Para atingir estes objetivos, utilizam-se como amostra as mensagens geradas na rede social de 24 a 29 de abril que contêm os termos ‘Sánchez’ e ‘desinformação’ e aplicam-se as técnicas de análise de conteúdo e discurso. Os principais resultados revelam que os utilizadores do X/Twitter não propuseram soluções construtivas para combater a desinformação e que esse tema foi utilizado para publicar mensagens com um grande número de elementos emocionais em que a criptofala de ódio teve papel notável. Essa conversa insere-se no ambiente de polarização que se estabelece há anos no panorama político espanhol, que se reflete nas plataformas digitais que se situam no epicentro do debate da opinião pública.

Bibliographic References

  • Achen, C. H., & Bartels, L. M. (2016). Democracy for realists: why elections do not produce responsive government. Princeton University Press.
  • Amores, J. J., Blanco-Herrero, D., Sánchez-Holgado, P., & Frías-Vázquez, M. (2021). Detectando el odio ideológico en Twitter: desarrollo y evaluación de un detector de discurso de odio por ideología política en tuits en español. Cuadernos.info, 49, 98-124. https://doi.org/10.7764/cdi.49.27817
  • Arce, S. (2023). Discursos y campañas de odio en la era digital: su construcción e impacto social. En V. Martín Jiménez (Ed.), El discurso de odio como arma política: del pasado al presente (pp. 87-115). Comares.
  • Berdón-Prieto, P., Herrero-Izquierdo, J., & Reguero-Sanz, I. (2023). Political polarization and politainment: methodology for analyzing crypto hate speech on TikTok. Profesional de la Información, 32(6). https://doi.org/10.3145/epi.2023.nov.01
  • Berrocal-Gonzalo, S., Waisbord, S., & Gómez-García, S. (2023). Polarización política y medios de comunicación, su impacto en la democracia y la sociedad. Profesional de la Información, 32(6). https://doi.org/10.3145/epi.2023.nov.22
  • Blanco-Herrero, D., Arcila Calderón, C., & Tovar Torrealba, M. (2024). Pandemia, politización y odio: características de la desinformación en España. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 30(3), 503-515. https://dx.doi.org/10.5209/emp.96593Estudios
  • Burnap, P., & Williams, M. (2015). Cyber hate speech on twitter: an application of machine classification and statistical modeling for policy and decision making. Policy & Internet, 7(2), 223-242. https://doi.org/10.1002/poi3.85
  • Denton, R. E., & Woodward, G. C. (2014). Persuasion and influence in American life. Waverland.
  • Fairclough, N. (1996). A reply to Henry Widdowson’s discourse analysis: a critical view. Language & Literature, 5(1), 49-56.
  • Fernández-Castrillo, C., & Magallón-Rosa, R. (2023). Arqueología de la desinformación en el siglo xxi: evolución, lenguajes y perspectivas de futuro. En M. I. Míguez-González & A. Dafonte-Gómez (Coords.), Narrativas digitales contra la desinformación: verificación de datos y alfabetización en la sociedad de la información (pp. 15-28). Comunicación Social Ediciones y Publicaciones. https://doi.org/10.52495/c1.emcs.19.p105
  • Ferreira, C. (2019). vox como representante de la derecha radical en España: un estudio sobre su ideología [vox as representative of the radical right in Spain: a study of its ideology]. Revista Española de Ciencia Política, 51, 73-98. https://doi.org/10.21308/recp.51.03
  • Foa, R. S., & Mounk, Y. (2016). The danger of deconsolidation: the democratic disconnect. Journal of Democracy, 27(3), 5-17.
  • Freelon, D., & Wells, C. (2020). Disinformation as political communication. Political Communication, 37(2), 145-156. https://doi.org/10.1080/10584609.2020.1723755
  • Gamir-Ríos, J., & Sánchez-Castillo, S. (2022). La irrupción política del video corto: ¿es TikTok una nueva ventana para los partidos españoles? Comunication & Society, 35(2), 37-52. https://doi.org/10.15581/003.35.2.37-52
  • Gitari, N. D., Zuping, Z., Damien, H., & Long, J. (2015). A lexicon-based approach for hate speech detection. International Journal of Multimedia and Ubiquitous Engineering, 10(4), 215-230. http://dx.doi.org/10.14257/ijmue.2015.10.4.21
  • Gómez de Travesedo Rojas, R., Gil Ramírez, M., & Chamizo Sánchez, R. (2023). Comunicación política en TikTok: Podemos y vox a través de los vídeos cortos. Ámbitos: Revista Internacional de Comunicación, 60, 71-93. https://doi.org/10.12795/Ambitos.2023.i60.04
  • Gómez-Quintero, J. D., Aguerri, J., & Gimeno-Monterde, C. (2021). Media representation of minors who migrate on their own: the “mena” in the Spanish press. Comunicar, 29(66), 95-105. https://doi.org/10.3916/C66-2021-08
  • Herrero-Izquierdo, J., Reguero-Sanz, I., Berdón-Prieto, P., & Martín-Jiménez, V. (2022). La estrategia del odio: polarización y enfrentamiento partidista en Twitter durante las elecciones a la Asamblea de Madrid de 2021. Prisma Social, 39, 183-212.
  • Iyengar, S., & Westwood, S. J. (2015). Fear and loathing across party lines: new evidence on group polarization. American Journal of Political Science, 59(3), 690-707. https://doi.org/10.1111/ajps.12152
  • La Red de Colegios Profesionales de Periodistas reclama un Consejo General para combatir la desinformación. (2024, 30 de abril). Público. https://www.publico.es/sociedad/red-colegios-profesionales-periodistas-reclama-consejo-general-combatir-desinformacion.html
  • Magallón-Rosa, R. (2019). Unfaking news: cómo combatir la desinformación. Pirámide.
  • Marwick, A., & Lewis, R. (2017). Media manipulation and disinformation online. Data and Society Research Institute.
  • McNair, B. (2011). An introduction to political communication. Routledge.
  • Ministerio del Interior de España (Ed.). (2022). Informe de evolución de los delitos de odio en España. https://www.interior.gob.es/opencms/export/sites/default/.galleries/galeria-de-prensa/documentos-y-multimedia/balances-e-informes/2022/Informe_Evolucion_delitos_odio_2022.pdf
  • Miró Llinares, F. (2016). Taxonomía de la comunicación violenta y el discurso del odio en internet. Revista de Internet, Derecho y Política, 22, 93-118. http://dx.doi.org/10.7238/idp.v0i22.2975
  • Molyneux, L., & Mourão, R. R. (2019). Political journalists’ normalization of Twitter. Journalism Studies, 20(2), 248-266. https://doi.org/10.1080/1461670X.2017.1370978
  • Noriega, C. A., & Iribarren, F. J. (2012). Social networks for hate speech: commercial talk radio and new media. ucla Chicano Studies. https://bit.ly/4cbsKhE
  • Ott, B. (2017). The age of Twitter: Donald J. Trump and the politics of debasement. Critical Studies in Media Communication, 34(1), 59-68. http://dx.doi.org/10.1080/15295036.2016.1266686
  • Paz, M. A., Montero-Díaz, J., & Moreno-Delgado, A. (2020). Hate speech: a systematized review. Sage Journal, 10(4), 1-12. https://doi.org/10.1177/2158244020973022
  • Porta, L., & Silva, M. (2019). La investigación cualitativa: el análisis de contenido en la investigación educativa. Anuario Digital de Investigación Educativa, 14.
  • Rando-Cueto, D., De las Heras-Pedrosa, C., & Paniagua-Rojano, F. J. (2025). Análisis sobre desinformación política en los discursos de líderes del gobierno español vía X. Revista Latina de Comunicación Social, 83, 1-24. https://doi.org/10.4185/rlcs-2025-2308
  • Reguero-Sanz, I., Berdón-Prieto, P., & Herrero Izquierdo, J. (2023). Journalism in democracy: a discourse analysis of Twitter posts on the Ferrerasgate scandal. Media and Communication, 11(2), 176-187. https://doi.org/10.17645/mac.v11i2.6314
  • Rogers, R. (2023). Doing digital methods (2nd ed.). sage Publications.
  • Serrano, I., & Corredoira, L. (Eds.). (2024). Democracia y desinformación: nuevas formas de polarización, discursos de odio y campañas en redes. Respuestas regulatorias de Europa y América Latina. Dykinson.
  • Silva, C. N. da, & Nalesso, A. P. P. (2023). Manifestaciones religiosas durante la pandemia: el conservadurismo religioso en Brasil. Cultura y Religión, 17, 1-20. https://doi.org/10.4067/s0718-47272023000100207
  • Tandoc, E. C., & Maitra, J. (2018). News organizations’ use of Native videos on Facebook: tweaking the journalistic field one algorithm change at a time. New Media & Society, 20(5), 1679-1696. https://doi.org/10.1177/1461444817702398
  • Teruel Rodríguez, L., & Palomo, B. (2023). El discurso de los partidos políticos españoles sobre la desinformación en Twitter. En A. Catarralá, M. I. Cabrera & G. López García (Coords.), De la desinformación a la conspiración: política y comunicación ante un escenario mediático híbrido (pp. 117-139). Tirant Humanidades.
  • Tucker, J. A., Guess, A., Barberá, P., Vaccari, C., Siegel, A., Sanovich, S., & Nyhan, B. (2018). Social media, political polarization, and political disinformation: a review of scientific literature. Hewlett Foundation.
  • Urman, A. (2020). Context matters: political polarization on Twitter from a comparative perspective. Media, Culture & Society, 42(6), 857-879. https://doi.org/10.1177%2F0163443719876541
  • Vallespín, F., & Martínez-Bascuñán, M. (2017). Populismos. Alianza Editorial.
  • Van Dijck, J. (2016). La cultura de la conectividad: una historia crítica de las redes sociales. Siglo xxi Editores.
  • Wardle, C. (2019). Understanding information disorder. First Draft.
  • Wardle, C., & Derakhshan, H. (2017). Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Consejo de Europa.
  • Watanabe, H., Bouazizi, M., & Ohtsuki, T. (2018). Hate speech on Twitter: a pragmatic approach to collect hateful and offensive expressions and perform hate speech detection. ieee, 6, 13825-13835. https://doi.org/10.1109/ACC ESS .2018.2806394