Acercar la ciencia a la etapa de infantilexperiencias educativas en torno a talleres desde el Grado de Maestro en Educación Infantil
- Lourdes Aragón Núñez 1
- Natalia Jiménez Tenorio 1
- Marcia Eugenio Gozalbo 2
- Juan José Vicente Martorell 2
-
1
Universidad de Cádiz
info
- 2 Universidad de Valladolid, España
ISSN: 1681-5653, 1022-6508
Année de publication: 2016
Titre de la publication: Educación infantil (II) / Educação infantil (II) Coordinadoras / Coordenadoras: Isabel María Gallardo Fernández, Isabel Ríos García, Pilar Fernández Martínez y Gelta Terezinha Ramos Xavie
Volumen: 72
Número: 1
Pages: 105-128
Type: Article
D'autres publications dans: Revista Iberoamericana de Educación
Résumé
No presente artigo, desenvolvemos e analisamos uma experiência educativa com uma série de workshops de ciências realizados pelos estudantes do Curso Universitário de Professor da Educação Pré-Escolar, com o objetivo de aproximar e despertar o interesse pela ciência nas crianças de 3, 4 e 5 anos de um centro escolar. Os workshops foram concebidos como produto final de um processo de formação dirigido a futuros professores da pré-escolar com o objetivo principal de contribuir para a sua alfabetização científico-tecnológica, tudo no contexto de um projeto de inovação e melhoramento dos docentes lançado no corrente ano académico 2015-2016. Os estudantes conceberam, desenvolveram e avaliaram um total de 10 workshops à volta de grandes temas como os seres vivos, o corpo humano e as propriedades da água. Os referidos workshops mostraram-se muito atrativos para as crianças a quem se dirigiam, sendo utilizada uma grande variedade de recursos e materiais, fabricados pelos próprios estudantes, e com conteúdos apropriados para a fase pré-escolar. Os workshops contribuíram em grande medida para desenvolver conteúdos processuais próprios para a ciência, bem como a manipulação, a observação ou o estabelecimento de simples relações de causa-efeito, e, sobretudo, para potenciar a curiosidade e o desejo inato de descobrir e pesquisar das crianças nestas fases. Por fim, depois do desenvolvimento dos workshops, os futuros professores avaliaram as suas atuações favorecendo a reflexão e a análise da sua prática educativa.
Références bibliographiques
- Acevedo, J.A., Vázquez, A. y Manassero, M.A. (2003). Papel de la educación CTS en una alfabetización científica y tecnológica para todas las personas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 2(2), 80-111.
- Acevedo Díaz, J.A. (2004). Reflexiones sobre las finalidades de la enseñanza de las ciencias: educación científica para la ciudadanía. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 1(1), 3-15.
- Bruner, J.S., Goodnow, J.J. & Austin, G.A. (1956). A study of thinking. New York, NY: Wiley.
- Bybee, R.W. (1997). Achieving scientific literacy: From purposes to practices. Portsmouth, NH: Heinemann.
- Bullock, M. & Ziegler, A. (1999). Scientific reasoning: Developmental and individual differences. In Weinert, F. E. & Schneider W. (Eds.). Individual development from 3 to 12: Findings from the Munich Longitudinal study (pp. 38-54). Cambridge: Cambridge University Press.
- Cañal, P. 2004. La alfabetización científica ¿necesidad o utopía?. Cultura y Educación 16(3), 245-257.
- Cañal, P. 2006. La alfabetización científica en la infancia. Aula infantil, 33, 5-9.
- Criado, A.M. y García-Carmona, A. (2011). Las experiencias prácticas para el conocimiento del medio (natural y tecnológico) en la formación inicial de maestros. Investigación en la Escuela, 74, 73-88.
- Confederación de Sociedades Científicas de España (COSCE). 2011. Informe ENCIENDE. Enseñanza de las Ciencias en la Didáctica Escolar por edades tempranas en España. Madrid: Rubes Editorial.
- Cubero, R. (2005). ¿Puedes caerte del borde la Tierra? El valor de las concepciones de los estudiantes sobre el mundo. Conferencias impartidas. Cultura, Educación y Desarrollo. Huelva.
- Eugenio, M. y Aragón, L. (2015). Cultivando en la Universidad: experiencias innovadoras de uso de huertos ecológicos como recurso en la Formación Inicial de Maestros. En: Monge, C. y Gómez, P. (eds.) Recursos educativos innovadores en el contexto iberoamericano (libro electrónico), 575-591.
- García-Carmona, A., Criado, A.M. y Cañal, P. (2014). Alfabetización científica en la etapa 3-6 años: un análisis de la regulación estatal de enseñanzas mínimas. Enseñanza de las ciencias 32(2), 131-149.
- Gil, D., y Vilches, A. (2001). Una alfabetización científica para el siglo XXI. Obstáculos y propuestas de actuación. Investigación en la Escuela, 43, 27-37.
- Gil, D. y Vilches, A. (2006). Educación Ciudadana y Alfabetización científica: mitos y realidades. Revista Iberoamericana de Educación 42, 31-53.
- Gil, M.J., Martínez, B., de la Gándara, M., Calvo, J.M. y Cortés, A.L. (2008). De la universidad a la escuela: no es fácil la indagación científica. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 63 (22, 3), 81-100.
- González, L. (1997). Teoría de la Ciencia, documentación y bibliometría. Revista General de Información y Documentación, 7(2), 201-215.
- Hodson, D. (1992) In search of a meaningful relationship: An exploration of some issues relating to integration in science and science education. International Journal of Science Education, 14 (5), 541-566.
- Ibáñez, C. (1992).El proyecto de educación infantil y su práctica en el aula. Madrid. Editorial: La Muralla.
- Inhelder, B. & Piaget, J. (1958). The growth of logical thinking from childhood to adolescence. New York: Basic Books.
- Klahr, D. & Dunbar, K. (1988). Dual Space search during scientific reasoning. Cognitive Science, 12, 1-48. http://dx.doi.org/10.1207/s15516709cog1201_1
- Klahr, D & Nigam, M. (2004). The equivalence of learning paths in early science instruction: Effects of directs instruction and discovery learning. Psycological Science, 15, 661-667. http://dx.doi.org/10.1111/j.0956-7976.2004.00737.x
- Marín, N. (2005). La enseñanza de las ciencias en educación infantil. Almería: Grupo Editorial Universitario.
- Meinardi, E. (2009). Desarrollo profesional docente a propósito de una educación científica de calidad en las escuelas inclusivas. Revista Iberoamericana de Educación, 50, 8-25.
- Ocaña,T., Quijano,R. y Toribio, M.M. (2013). Aprender ciencia para enseñar ciencia. En actas del IX Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, Girona.
- Piekny, J. & Maehler, C. (2013). Scientific reasoning in early and middle childhood: The development of domain-general evidence evaluation, experimentation, and hypothesis generation skills. The British Journal of Development Psychology, 31 (2), 153-179.
- Piekny, J., Grube, D. & Maehler, C. (2014). The development of experimentation and evidence evaluation skills at preschool age. International Journal of Science Education 36(2), 334-354.
- Sánchez, M.A., Gallegos, C., Huerto, L. y Ribeiro, M. (2008). ¿Con qué saboreamos? tareas y experiencias para un taller de ciencias. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 5(2), 200-211.
- Sodian, B., Zaitchik, D. & Carey, S. (1991). Young children’s differentiation of hypothetical beliefs from evidence. Child development, 62, 753-766. http://dx.doi.org/10.2307/1131175
- Solves, J., y Vilches, A. (1992). El modelo constructivista y las relaciones Ciencia/Tecnología/ Sociedad (CTS).Enseñanza de las Ciencias. 10(2).181-186.
- Spektor-Levy, O., Kesner, Y. & Mevarech, Z. (2013). Science and Scientific Curiosity in Pre-school. The teacher’s point of view. International Journal of Science Education, 35(13), 2226-2253. http://dx.doi.org/10.1080/09500693.2011.631608
- Strand-Cary, M. & Klahr, D. (2008). Developing elementary science skills: Instructional effectiveness and path independence. Cognitive Development, 23, 488-511. http:// dx.doi.org/10.1016/j.cogdev.2008.09.005
- Tonucci, F. (1995). El niño y la ciencia. En: Con ojos de maestro, pp.85-107. Buenos Aires: Troquel.
- Tullos, A. & Woolley, J.D. (2009). The development of children’s ability to use evidence to infer reality status. Child Development, 80(1), 101-114. http://dx.doi.org/10.1111/j.1467- 8624.2008.01248