El discurso de odio hacia las candidatas a la Comunidad de Madrid 2023, sesgo de género y virulencia

  1. Patricia Zamora-Martínez 1
  2. Patricia Gascón-Vera 2
  3. Salvador Gómez García 3
  1. 1 Universidad de Valladolid
    info

    Universidad de Valladolid

    Valladolid, España

    ROR https://ror.org/01fvbaw18

  2. 2 Universidad de Zaragoza
    info

    Universidad de Zaragoza

    Zaragoza, España

    ROR https://ror.org/012a91z28

  3. 3 Universidad Complutense de Madrid
    info

    Universidad Complutense de Madrid

    Madrid, España

    ROR 02p0gd045

Aldizkaria:
Icono14

ISSN: 1697-8293

Argitalpen urtea: 2024

Alea: 22

Zenbakia: 1

Mota: Artikulua

DOI: 10.7195/RI14.V22I1.2079 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

Beste argitalpen batzuk: Icono14

Laburpena

O discurso de ódio distingue-se da opinião democrática pela sua intenção prejudicial. A disseminação do discurso de ódio através das redes sociais caracteriza-se pela sua virulência (Zamora-Medina et al., 2021), especialmente quando é dirigido à classe política e, em particular, às mulheres que são questionadas numa chave diferente da dos seus homólogos masculinos (Soriano, 2019). Esta violência desencadeia um backlash antifeminista ( Wilhelm & Joeckel, 2018) caracterizado por extrema misoginia, reatividade e tendência para ataques pessoais. Desta forma, a agressividade exercida pelos haters contra este grupo considerado vulnerável está a contaminar a esfera pública e a afetar negativamente a qualidade das democracias. Com base nesta realidade, esta investigação tentará, através de uma análise de conteúdo, identificar e analisar as expressões de ódio dirigidas às cinco mulheres candidatas à presidência da Comunidade de Madrid (Isabel Díaz do Partido Popular, Mónica García de Más Madrid, Rocío Monasterio de Vox, Alejandra Jacinto de Podemos, IU e Alianza Verde, e Aruca Gómez de Ciudadanos) nos comentários feitos nas suas contas oficiais do Instagram durante a campanha eleitoral de maio de 2023. Além disso, pretende-se examinar o discurso de ódio que pode estar relacionado tanto com um preconceito de género feminino como com outros grupos vulneráveis através de temas como a aporofobia ou a xenofobia, entre outros. Os resultados revelam o facto de a política desviar o ódio para as mulheres políticas com grande intensidade.

Erreferentzia bibliografikoak

  • Albaine, Laura. (2020). Violencia contra las mujeres en política en América Latina: mapeo legislativo y proyectos parlamentarios [Archivo PDF]. https://cutly.vercel.app/IOXjw
  • Amores, Javier; Blanco-Herrero, David; Sánchez-Holgado; Patricia; & Frías-Vázquez, Maximiliano. (2021). Detectando el odio ideológico en Twitter. Desarrollo y evaluación de un detector de discurso de odio por ideología política en tuits en español. Cuadernos.info, 49, 98–124. https://doi.org/10.7764/cdi.49.27817
  • Arcila-Calderón, Carlos; Sánchez-Holgado, Patricia; Quintana-Moreno, Cristina; Amores, Javier; & Blanco-Herrero, David. (2022). Discurso de odio y aceptación social hacia migrantes en Europa: Análisis de tuits con geolocalización. Comunicar, 71, 21-35. https://doi.org/10.3916/C71-2022-02
  • Ballesteros-Herencia, Carlos; & Díez-Garrido, María. (2018). Tenemos que hablar. El Compromiso 2.0 en Facebook durante la cibercampaña española del 20D de 2015. Communication & Society, 31(1), 2018, 169-193. https://cutly.vercel.app/ChLmT
  • Blanco-Alfonso, Ignacio; Rodríguez-Fernández, Leticia; & Arce-García, Sergio. (2022). Polarización y discurso de odio con sesgo de género asociado a la política: análisis de las interacciones en Twitter. Revista de Comunicación, 21(2), 33-50. https://doi.org/10.26441/RC21.2-2022-A2
  • Bonet-Martí, Jordi. (2020). Análisis de las estrategias discursivas empleadas en la construcción de discurso antifeminista en redes sociales. Psicoperspectivas. Individuo y sociedad, 19(3), 52-63. http://dx.doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol19-Issue3-fulltext-2040
  • Brown, Alexander. (2017). What is so special about online (as compared to offline) hate speech? Ethnicities, 18(3), 297-326. https://doi.org/10.1177%2F1468796817709846
  • Cabo Isasi, Alex. (2016). El discurso del odio en las redes sociales: un estado de la cuestión. Ajuntament de Barcelona, 3-38. https://bit.ly/2WmzZMB
  • Cáceres-Cardo, Dolores. (2022). El papel de la mujer en política durante las Elecciones Generales de 2019: un análisis de contenido de las redes sociales Instagram y Twitter. [Tesis doctoral]. Universidad de Sevilla. https://cutly.vercel.app/GZseQ
  • Cáceres-Zapatero, María Dolores; Makhortykh, Mykola; & Segado-Boj, Francisco. (2022). Hate speech in communication: Research and proposals. Comunicar, 30(71), 1-138. https://bit.ly/3LRl0HU
  • Cantón-Correa, Francisco Javier; & Alberich-Pascual, Jordi. (2019). Construcción social de la imagen de una ciudad a través de Instagram: el caso de Granada. Profesional de la Información, 28(1), 1-12. https://doi.org/10.3145/epi.2019.ene.08
  • Consejo de Derechos Humanos de la ONU. (2022). La dimensión digital de la violencia contra las mujeres abordada por los siete mecanismos de la Plataforma EDVAM [Archivo PDF]. https://cutly.vercel.app/LH-8g
  • Durántez-Stolle, Patricia; Martí¬nez Sanz, Raquel; Piñeiro Otero, Teresa; & Gómez-Garcí¬a, Salvador (2023). Feminism as a polarizing axis of the political conversation on Twitter: the case of #IreneMonteroDimision. Profesional De La Información, 32(6). https://doi.org/10.3145/epi.2023.nov.07
  • Egea-Barquero, Marina; & Zamora-Medina, Rocío. (2023). La personalización política como estrategia digital: análisis de los marcos visuales que definen el liderazgo político de Isabel Díaz Ayuso en Instagram. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 29(3), 567-579. https://doi.org/10.5209/esmp.84824
  • Filimonov, Kirill; Russmann, Uta; & Svensson, Jakob. (2016). Picturing the party: Instagram and party campaigning in the 2014 Swedish elections. Social media + Society, 2(3), 1-11. https://doi.org/10.1177/205630511666217
  • García-Beaudoux, Virginia; Berrocal, Salomé; D'Adamo, Orlando; & Bruni, Leandro. (2023). Estilos de liderazgo político femenino en Instagram durante la COVID-19. Comunicar, 31(75), 129-138. https://doi.org/10.3916/C75-2023-10
  • Gascón-Vera, Patricia; & Zamora-Martínez, Patricia (2023, 28 de junio). Odio más allá de las candidatas mediáticas. Comentarios ofensivos y hate speech en las elecciones autonómicas aragonesas [Conferencia]. I Congreso Internacional en Social Media, Barcelona, España.
  • Gitari, Njagi Dennis; Zuping, Zhang; Damien, Hanyurwimfura; Long, Jun. (2015). A Lexicon-based Approach for Hate Speech Detection. International Journal of Multimedia and Ubiquitous Engineering, 10(4), 215-230. http://dx.doi.org/10.14257/ijmue.2015.10.4.21
  • González Aguilar, Hugo A. (2023). El discurso político de odio en las últimas elecciones presidenciales de Perú. Un análisis desde los planteamientos del discurso crítico. Visual Review. International Visual Culture Review, 13(2), 1-15. https://doi.org/10.37467/revvisual.v10.4562
  • Hernández-Santaolalla, Víctor; & Mármol, Inmaculada. (2017). Online shaming y redes sociales: Twitter como espacio de ajusticiamiento social. En A. Chaves-Montero (Ed.), Comunicación política y redes sociales (pp. 57-74). Egregius.
  • Herrero-Izquierdo, Jacobo; Reguero Sanz, Itziar; Berdón Prieto, Pablo; & Martín Jiménez, Virginia. (2022). La estrategia del odio: polarización y enfrentamiento partidista en Twitter durante las elecciones a la Asamblea de Madrid de 2021. Revista Prisma Social, (39), 183–212. https://cutly.vercel.app/jMJQ7
  • Inter-Parliamentary Union (2023). Women in parliament in 2022. https://cutly.vercel.app/dIMHP
  • Lacalle, Charo; Martín Jiménez, Virginia; & Etura Hernández, Dunia. (2023). El antifeminismo de la ultraderecha española en Twitter en torno al 8M. Revista Prisma Social, (40), 358–376. https://bit.ly/3os7zVl
  • Larsson, Anders Olof. (2019). Winning and losing on social media: Comparing viral political posts across platforms. Convergence, 26(3), 639-657. https://doi.org/10.1177/1354856518821589
  • López, Pablo; & Doménech, Hugo. (2018). Instagram y la espectacularización de las crisis políticas. Las 5W de la imagen digital en el proceso independentista de Cataluña. Profesional de la Información, 27 (5), 1013-1029. https://doi.org/10.3145/epi.2018.sep.06
  • Losada-Díaz, José Carlos; Zamora-Medina, Rocío; & Martínez-Martínez, Helena. (2021). El discurso del odio en Instagram durante las Elecciones Generales 2019 en España. Revista Mediterránea de Comunicación, 12(2), 195-208. https://www.doi.org/10.14198/MEDCOM.19142
  • Moreno-Díaz, Julio. (2022). Estrategia programática en Instagram de los candidatos en las elecciones autonómicas de la Comunidad de Madrid 2021. index.comunicación, 12(1), 47-75. https://doi.org/10.33732/ixc/12/01Estrat
  • Moreno, Roberto; & Arroyo, César. (2022). Redes, equipos de monitoreo y aplicaciones móvil para combatir los discursos y delitos de odio en Europa. Revista Latina de Comunicación Social, 80, 347-363. https://www.doi.org/10.4185/RLCS-2022-1750
  • Moreno, Roberto; & Morales, Sonia. (2022). Comunicación en redes y discursos de odio en el contexto español. Revista Internacional De Cultura Visual, 9, 1-9. https://doi.org/10.37467/revvisual.v9.3557
  • Mosseri, Adam. (2021). Introducing New Ways to Protect Our Community from Abuse. Recuperado de https://cutly.vercel.app/TN8S2 (25 de agosto de 2023). Observatorio Español del Racismo y la Xenofobia – OBERAXE. (2022). Boletín de monitorización del discurso de odio en redes sociales septiembre-octubre [Archivo PDF]. https://bit.ly/3kfLN4J
  • ONSTI. (2022). Violencia digital de género: una realidad invisible [Archivo PDF] https://cutly.vercel.app/e06If
  • Paz-Rebollo, M.ª. Antonia; Montero-Díaz, Julio; & Moreno-Delgado, Alicia. (2020). Hate speech: A systematized review. Sage Open, 10(4), 1-12. https://doi.org/10.1177/2158244020973022
  • Piñeiro-Otero, Teresa; & Martínez-Rolán, Xabier. (2021). Eso no me lo dices en la calle. Análisis del discurso del odio contra las mujeres en Twitter. Profesional de la Información, 30(5), 1-17. https://doi.org/10.3145/epi.2021.sep.02
  • Poljak, Željko. (2022). The Role of Gender in Parliamentary Attacks and Incivility. Politics and Governance, 10(4), 286-298. https://doi.org/10.17645/pag.v10i4.5718
  • Portillo, Ainhoa. (28 de octubre de 2022). Mujeres en política: acoso y violencia digital. https://cutly.vercel.app/GTPDh
  • Quevedo-Redondo, Raquel; & Gómez-García, Salvador. (2023). Political communication on TikTok: from the feminisation of discourse to incivility expressed in emoji form. An analysis of the Spanish political platform Sumar and reactions to its strategy. Profesional De La información, 32(6), 1-16. https://doi.org/10.3145/epi.2023.nov.11
  • RELE (2022). Mujeres periodistas y salas de redacción. Avances, desafíos y recomendaciones para prevenir la violencia y luchar contra la discriminación [Archivo PDF]. https://cutly.vercel.app/4t_4k
  • Rodríguez, Pilar; Segura, Antonio; López, M.ª Carmen; & Martínez, Ana María. (2022). Transformando el extremismo violento. Guía para el profesorado y la ciudadanía. Ediciones Octaedro.
  • Rúas, Xosé; & Casero, Andreu. (2018). Comunicación política en la época de las redes sociales: lo viejo y lo nuevo, y más allá. AdComunica. Revista Científica de Estrategias, Tendencias e Innovación en Comunicación, 16, 21-24. https://cutly.vercel.app/Mz3sM
  • Sarapura Sarapura, Mercedes. (2021). El discurso del odio sexista a través de las redes sociales como reacción al himno “Un violador en tu camino”. Razón y Palabra, 24(111), 116-140. https://doi.org/10.26807/rp.v25i111.1807
  • Selva-Ruiz, David; & Caro-Castaño, Lucía. (2017). Uso de Instagram como medio de comunicación política por parte de los diputados españoles: la estrategia de humanización en la “vieja” y la “nueva” política. Profesional de la Información, 26(5), 903–915. https://doi.org/10.3145/epi.2017.sep.12
  • Soriano, Silvia. (2019). Violencia y acoso en el ámbito político como forma específica de violencia contra las mujeres. FEMERIS: Revista Multidisciplinar de estudios de género, 4(3), 134-157. http://dx.doi.org/10.20318/femeris.2019.4933
  • Watanabe, Hajime; Bouazizi, Mondher; & Ohtsuki, Tomoaki. (2018). Hate Speech on Twitter: A Pragmatic Approach to Collect Hateful and Offensive Expressions and Perform Hate Speech Detection, IEEEAccess, 6, 13825-13835. https://cutly.vercel.app/J_1aU
  • We are social. (2023). Digital 2023: España [Archivo PDF]. https://cutly.vercel.app/Cix0b
  • Wilhelm, Claudia; & Joeckel, Sven. (2018). Gendered morality and backlash effects in online discussions: An experimental study on how users respond to hate speech comments against women and sexual minorities. Sex Roles, 80, 381-392. http://dx.doi.org/10.1007/s11199-018-0941-5
  • Wimmer, Roger D. & Dominick, Joseph R. (2010). Mass Media Research: An Introduction (9th ed.). Cengage Learning.
  • Zamora-Martínez, Patricia; Gascón-Vera, Patricia; & Antona Jimeno, Tamara. (En Prensa/2024). El juicio de la Monarquía en Twitter. Análisis de los comentarios sobre la retransmisión del mensaje de Navidad del Rey en 2022. En A. Moreno, E. Said-Hung y M. Römer (Eds.), Expresiones de odio en entornos digitales españoles (pp. 153-171). Tirant Lo Blanch.
  • Zamora-Medina, Rocío; Garrido Clemente, Pilar; & Sánchez Martínez, Jorge. (2021). Análisis del discurso de odio sobre la islamofobia en Twitter y su repercusión social en el caso de la campaña “Quítale las etiquetas al velo”. Anàlisi: Cuaderns de Comunicació i Cultura, 65, 1-19. https://doi.org/10.5565/rev/analisi.3383