El prosumidor en la economía colaborativanueva manera de participar en el mercado de consumo

  1. Amaia Arribas 1
  2. Octavio Islas 2
  1. 1 Universidad de Los Hemisferios, Ecuador
  2. 2 Universidad Central del Ecuador, Ecuador
Revista:
Palabra Clave

ISSN: 2027-534X 0122-8285

Any de publicació: 2021

Volum: 24

Número: 2

Tipus: Article

DOI: 10.5294/PACLA.2021.24.2.7 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

Altres publicacions en: Palabra Clave

Resum

“Prosumer” pode ser compreendido como um articulador entre a comunicologia, apoiada na compreensão dos meios de comunicação tradicionais, e uma comunicologia transformada, dirigida ao estudo das comunicações nos ambientes digitais. Embora o conceito de prosumer pareça que vai per-dendo o sentido de utilidade e atualidade no imaginário comunicológico, estudos realizados pela Interactive Advertising Bureau reconhecem que os novos atores digitais atualizaram e estenderam a figura do prossumidor a um novo cenário no campo da economia colaborativa, sendo agora uma peça fundamental. Essa situação indica uma profunda reflexão para o comunicador, que observa um cenário de produção de conteúdos, serviços e produtos nunca vistos. Dessa maneira, deparamo-nos com a necessidade de analisar o conceito de “prosumer” sob uma nova perspectiva que supõe complexidade, interdisciplinaridade e sentido holístico. Por isso, o objeti-vo deste texto é evidenciar a vigência desse conceito renovado, inserido no imaginário da economia colaborativa.

Referències bibliogràfiques

  • Anderson, C. (2007). La economía Long Tail. De los mercados de masas al triunfo de lo minoritario. Barcelona: Urano.
  • Alonzo, R. (2019). Sobre el uso de los conceptos prosumer y emirec en estudios sobre comunicación mediada por internet. Sphera Publica, 1(19), 2-23. Recuperado de: https://1library.co/document/yjd01kky-uso-conceptos-prosumer-emirec-estudios-comunicacion.html
  • Bauwens, M. (2006). The political economy of peer production. CTheory, 1. Recuperado de: http://www.informatik.uni-leipzig.de/~graebe/Texte/Bauwens-06.pdf
  • Belk, R. (2014). You are what you can access: Sharing and collaborative consumption online. Journal of Business Research, 67(8), 1595-1600. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/262490610_You_are_what_you_can_access_Sharing_and_collaborative_consumption_online
  • Benkler, Y. (2014). La riqueza de las redes. Cómo la producción social transforma los mercados y la libertad. Barcelona: Icaria.
  • Bolter, J. y Grusin, R. (1999). Remediation. Understanding New Media. Boston: MIT Press. Recuperado de: https://monoskop.org/images/a/ae/Bolter_Jay_David_Grusin_Richard_Remediation_Understanding_New_Media_low_quality.pdf
  • Botsman, R. y Rogers, R. (2010). What’s mine is yours. How collaborative consumption is changing the way we live. Nueva York: Harper Collins.
  • Bustamante, N. y Guillén, S. (2017). Un acercamiento al Big Data y su utilización en comunicación. Mediaciones Sociales, 16, 115-134. DOI: http://dx.doi.org/10.5209/MESO.58112
  • Cloutier, J. (1973). La communication audio-scripto-visuelle à l’heure des self média. Montreal: Les Presses de l’Université de Montreal.
  • Cloutier, J. (2001). Petit traité de communication. Emerec à l’heure des technologies numériques. Montreal: Carte Blanche.
  • Darwin, C. (2010). El orígen de las especies. México: Porrúa.
  • Ferry, L. (2016). La revolución transhumanista. Madrid: Alianza.
  • Fidler, R. (1998). Mediamorfosis. Comprender los Nuevos Medios. Buenos Aires: Granica.
  • Fiske, J. (1982). Introduction to communication studies. Londres: Methuen.
  • Foro Económico Mundial (2020). El Gran Reinicio: Una cumbre gemela única para empezar el 2021. World Economic Forum. Recuperado de: https://es.weforum.org/press/2020/06/el-gran-reinicio-una-cumbre-gemela-unica-para-empezar-el-2021/
  • Galindo, L. J. (2011). Comunicología posible. Hacia una ciencia de la comunicación. Ciudad de México: Universidad Intercontinental. Recuperado de: https://octavioislas.files.wordpress.com/2015/01/2011-07-02-jesc3bas-galindo-l-ibro-comunicologia-posible.pdf
  • Giddens, A. (2011). La constitución de la sociedad. Bases para la Teoría de la Estructuración. Buenos Aires: Amorrortu.
  • Gil, J. (2018). ¿Qué son las economías colaborativas? Papeles de Relaciones Ecosciales y Cambio Global, 141, 49-62. Recuperado de: https://www.fuhem.es/media/cdv/file/biblioteca/revista_papeles/141/Que-son-las-economias-colaborativas-JGil.pdf
  • Gould, S. J. y Vrba, E. S. (1982). Exaptation –a missing term in the science of form. Paleobiology, 8(1), 4-15. DOI: https://doi.org/10.1017/S0094837300004310
  • Harari, Y. (2015). De animales a dioses. Breve historia de la humanidad. Barcelona: Debate.
  • Harari, Y. (2016). Homo Deus: Una breve historia del mañana. Barcelona: Debate.
  • Harari, Y. (2018). 21 lecciones para el siglo XXI. Barcelona: Debate.
  • Internet Society (ed.) (2019). Internet Society Global Internet Report Consolidation in the Internet Economy. Internet Society. Recuperado de: https://future.internetsociety.org/2019/wp-content/uploads/sites/2/2019/04/InternetSociety-GlobalInternetReport-ConsolidationintheInternetEconomy.pdf
  • Kaiser, B. (2019). La dictadura de los datos. Madrid: Harper Collins.
  • Kaku, N. (1996). Hiperespacio. Barcelona: Crítica. Recuperado de: https://static0planetadelibroscom.cdnstatics.com/libros_contenido_extra/34/33743_Hiperespacio.pdf
  • Kalamar, A. (2013, 13 de mayo). Sharewashing is the new greenwashing. OpEd News. Recuperado de: https://www.opednews.com/articles/Sharewashing-is-the-New-Gr-by-Anthony-Kalamar-130513-834.html
  • Kurzweil, R. (2005). The singularity is near: When humans transcend biology. Nueva York: Penguin.
  • La Tribu Colaborativa (2017). Los modelos colaborativos y bajo demanda en plataformas digitales. Recuperado de: http://latribucolaborativa.com/los-modelos-colaborativos-demanda-plataformas-digitales/
  • Mandelbrot, B. (1983). The fractal geometry of nature. San Francisco: Freeman.
  • McLuhan, M. (1964). Comprender los medios de comunicación. Las extensiones del ser humano. Barcelona: Paidós. Recuperado de: https://semioticaderedes-carlon.com/wp-content/uploads/2018/04/McLuhan_Marshall__Comprender_los_medios_de_comunicacion.pdf
  • McLuhan, M. y Nevitt, B. (1972). Take today. An executive as a dropout. Mishawaka: Harcourt College Publishers.
  • Moya, C. (1971). Sociólogos y sociología. Madrid: Siglo XXI.
  • Orozco, G. (2003). Los estudios de recepción. Intexto, 2(9), 1-13. Recuperado de: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/download/3629/4400
  • Pérez, R. A. (2012). Pensar la estrategia: otra perspectiva. Buenos Aires: La Crujía.
  • Rifkin, J. (2011). La Tercera Revolución Industrial. Cómo el poder lateral está transformando la energía, la economía y el mundo. Barcelona: Paidós.
  • Rouhiainen, L. (2018). Inteligencia artificial. Madrid: Alienta.
  • Sánchez, G. (2018). Las primeras cinco revoluciones industriales. Cienciorama. Recuperado de: http://www.cienciorama.unam.mx/#!titulo/585/?las-primeras-cinco-revoluciones-industriales
  • Scholz, T. (2016). Platform cooperativism. Challenging the corporate sharing economy. Nueva York: Rosa Luxemburg Stiftung. Recuperado de: https://rosalux.nyc/wp-content/uploads/2020/11/RLS-NYC_platformcoop.pdf
  • Schor, J. y Attwood, W. (2017). The sharing economy: Labor, inequality and sociability on for profit platforms. Sociology Compass, 11, 8. Recuperado de: https://www.aph.gov.au/DocumentStore.ashx?id=b1e8afd3-9a11-462a-a5df-e0a336bddf5e
  • Schor, J. (2014). Debating the sharing economy. Great Transition Initiative. Recuperado de: http://greattransition.org/publication/debating-the-sharing-economy
  • Schwab, C. (2016). La Cuarta Revolución Industrial. Barcelona: Debate. Recuperado de: http://40.70.207.114/documentosV2/La%20cuarta%20revolucion%20industrial-Klaus%20Schwab%20(1).pdf
  • Scolari, C. (2013). Narrativas transmedia. Barcelona: Deusto.
  • Serrano, J. (2018). Un mundo robot. Córdoba: Guadalmazán.
  • Shannon, C. y Weaver, W. (1949). The mathematical theory of communication. Illinois: Urbana. Recuperado de: https://pure.mpg.de/rest/items/item_2383164/component/file_2383163/content
  • TNS (2015). Connected Life. Recuperado de: http://www.tns-gallup.com.ar/index.html
  • Toffler, A. (1980). La tercera ola. Bogotá: Edivisión. Recuperado de: https://cudeg.com.uy/wp-content/uploads/2017/10/La-tercera-ola.pdf
  • Toffler, A. y Toffler, H. (2006). La revolución de la riqueza. México: Deusto.
  • Urteaga, E. (2009). La teoría de sistemas de Niklas Luhmann. Contrastes. Revista Internacional de Filosofía, 15. DOI: https://doi.org/10.24310/Contrastescontrastes.v15i0.1341
  • Walker, E. T. (2015). Beyond the rhetoric of the “sharing economy”. Contexts, 14(1), 15-17. Recuperado de: http://www.jstor.org/stable/24710514
  • Wiener, N. (1981). Cibernética y sociedad. Buenos Aires: Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología. Recuperado de: https://catedraepistemologia.files.wordpress.com/2015/09/248631084-norbert-wiener-cibernetica-y-sociedad1.pdf