Relación entre la conducta prosocial y las prácticas deportivas. Una aproximación teórica

  1. Sofía Paredes Mejía 1
  2. Camilo Andrés Gil Ayala 1
  3. Carlos Mario Grass Cuadros 1
  4. Jesús Redondo Pacheco 2
  1. 1 Universidad Pontificia Bolivariana
    info

    Universidad Pontificia Bolivariana

    Medellín, Colombia

    ROR https://ror.org/02dxm8k93

  2. 2 Universidad de Valladolid
    info

    Universidad de Valladolid

    Valladolid, España

    ROR https://ror.org/01fvbaw18

Aldizkaria:
Informes Psicológicos

ISSN: 2422-3271 2145-3535

Argitalpen urtea: 2023

Alea: 23

Zenbakia: 2

Orrialdeak: 189-202

Mota: Artikulua

DOI: 10.18566/INFPSIC.V23N2A12 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

Beste argitalpen batzuk: Informes Psicológicos

Laburpena

Este artigo aborda uma reflexão sobre o construto do comportamento pró-social em relação à prática esportiva, a qual tem servido como uma ferramenta para a transformação social por meio das soluções físicas, psicológicas e comunitárias que oferece. A metodologia utilizada envolveu a coleta, síntese e interpretação de 54 estudos, os quais foram estruturados em duas categorias, que permitiram reconhecer as práticas esportivas como fontes promotoras de comportamentos pró-sociais, bem como os programas desse tipo implementados em grupos escolares e juvenis provenientes de diferentes condições sociais, culturais e acadêmicas.

Erreferentzia bibliografikoak

  • Andrade, R. y Goenaga, J. (2020). Perspectivas contemporáneas del desarrollo moral. Tempus Psicológico, 3(1), 45-79. https://doi.org/10.30554/tempuspsi.3.1.3431.2020
  • Arias, W. (2015). Conducta prosocial y psicología positiva. Revistas Unifé, 23(1), 37-47. http://revistas.unife.edu.pe/index.php/avancesenpsicologia/article/view/169/161
  • Arias, W. (2021). Efectos de un programa de conducta prosocial en estudiantes universitarios. Educación, 27(2), 137-154. https://doi.org/10.33539/educacion.2021.v27n2.2430
  • Arreola, K. (2015). Conductas prosociales: una revisión conceptual. Ciencia UANL, (75), 87- 90. http://eprints.uanl.mx/8247/1/Documento13.pdf
  • Balaguer, I. (2007). Clima motivacional, calidad de la implicación y bienestar psicológico: una propuesta de intervención en equipos deportivos. En A. Blanco y J. Rodríguez. (Ed.), Intervención Psicosocial (135-162). Editorial Pearson.
  • Balcikanli, G. & Sezen, M. (2019). The relationship between empathy and antisocialprosocial behaviours in youth field hockey players. International Journal of Learning and Change, 11(1), 57-65. https://doi.org/10.1504/IJLC.2019.097193
  • Balabanian, C. y Lemos, V. (2017). Desarrollo y estudio psicométrico de una escala para evaluar conducta prosocial en adolescentes. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación e Avaliação Psicológica, 13(48), 117-188. https://doi.org/10.21865/RIDEP48.3.15
  • Boardley, I. & Kavussanu, M. (2009). The influence of social variables and moral disengagement on prosocial and antisocial behaviours in field hockey and netball. Journal of Sports Sciences, 27, 843-854. https://doi.org/10.1080/02640410902887283
  • Bowater, D. (2016). De cómo el baloncesto ayuda a combatir el crimen en las favelas de Brasil. Vice. https://www.vice.com/es/article/78nzm9/de-como-baloncesto-estaconquistando- favelas-brasil-juegos-olimpicos-rio-de-janeiro
  • Cárdenas, M. (2020). Aproximaciones investigativas de la conducta prosocial: un estado del arte entre 2014 y 2018 [Tesis de maestría, Universidad de la Sabana]. http://hdl.handle.net/10818/40157
  • Caputi, M., Lecce, S., Pagnin, A., & Banerjee, R. (2012). Longitudinal effects of theory of mind on later peer relations: the role of prosocial behavior. Developmental Psychology, 48(1), 257-270. https://doi.org/10.1037/a0025402
  • Cohen, T., Panter, A., & Turan, N. (2012). Guilt proneness and moral character. Current Directions in Psychological Science, 21(5), 355-359. https://doi.org/10.1177/0963721412454874
  • Correa, M. (2017). Aproximaciones epistemológicas y conceptuales de la conducta prosocial. Zona Próxima, 27, 1-21. http://dx.doi.org/10.14482/zp.27.10978
  • Cuervo, A. (2010). Pautas de crianza y desarrollo socioafectivo en la infancia. Diversitas: Perspectivas en Psicología, 6(1), 111-121. https://www.redalyc.org/pdf/679/67916261009.pdf
  • Duarte, R. (2011). Fundamentación del deporte social comunitario a partir de las categorías bioéticas: Una opción hacia el mejoramiento de la calidad de vida que trasciende el deporte moderno. Lúdica Pedagógica, 2(16), 13-21. https://doi.org/10.17227/ludica.num16-1353
  • Frazier, P., Greer, C., Gabrielsen, S., Tennen, H., Park, C., & Tomich, P. (2013). The relation between trauma exposure and prosocial behavior. Psychological Trauma: Theory, Research, Practice, and Policy, 5(3), 286-294. https://doi.org/10.1037/a0027255
  • Gallegos, W. (2015). Conducta prosocial y psicología positiva. Avances en psicología, 23(1), 37-47. https://doi.org/10.33539/avpsicol.2015.v23n1.169
  • Garaigordobil, M. (2000). Un estudio correlacional de las cogniciones prejuiciosas con diversas conductas sociales y con rasgos de personalidad. Anuario de Psicología, 31(3), 39-57. https://doi.org/10.1344/%25x
  • Gómez, P. (2020). Diferencias individuales y su influencia en el efecto del espectador apático [Tesis de maestría, Universidad Autónoma del Estado de Morelos]. http://riaa.uaem.mx/handle/20.500.12055/1674
  • González, J. y Martínez, F. (2020). Prosocialidad y dificultades de socialización en la adolescencia. Influencias según sexo y práctica deportiva. Revista de Psicología del Deporte, 29(2), 117-127. http://hdl.handle.net/10481/63195
  • Grant, A. & Dutton, J. (2012). Beneficiary or benefactor: Are people more prosocial when they reflect on receiving or giving? Psychological Science, 23(9), 1033-1039. https://doi.org/10.1177/0956797612439424
  • Gutiérrez, D., García-López, L., Pastor-Vicedo, J., Romo-Pérez, V., Eirín-Nemiña, R., y Fernández-Bustos, J. (2017). Percepción del profesorado sobre la contribución, dificultades e importancia de la educación física en el enfoque por competencias. Retos, 31, 34-39. https://doi.org/10.47197/retos.v0i31.49090
  • Latorre-Román, P., Bueno-Cruz, M., Martínez-Redondo, M., y Salas-Sánchez, J. (2020). Prosocial and Antisocial Behaviour in School Sports. Apunts: Educación Física y deportes, 139(1), 10-18. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2020/1).139.02
  • Liu, A., Wang, W., & Wu, X. (2021). Self-compassion and posttraumatic growth mediate the relations between social support, prosocial behavior, and antisocial behavior among adolescents after the Ya’an earthquake. European Journal of Psychotraumatology, 12(1), 1-12. https://doi.org/10.1080/20008198.2020.1864949
  • Martí, M., Corell-Garcia, L., y Merino-Soto, C. (2019). Systematic review of prosocial behavior measures. Revista De Psicologia PUCP, 37(1), 349-377. https://doi.org/10.18800/psico.201901.012
  • Martí-Vilar, M., González-Sala, F., y Domínguez, A. (2019). Conducta prosocial en el deporte y la actividad física: una revisión sistemática. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 14(2), 171-179. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7361742
  • Martorell, C., González, R., Ordóñez, A., y Gómez, O. (2011). Estudio Confirmatorio del Cuestionario de Conducta Prosocial (CCP) y su Relación con Variables de Personalidad y Socialización. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación e Avaliação Psicológica, 2(32), 35-52. https://www.redalyc.org/pdf/4596/459645440003.pdf
  • Martínez, F. y González, J. (2018). Práctica de actividad física, conducta prosocial y autoconcepto en adolescentes: conexiones en el contexto escolar. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 16(3), 55-77. https://doi.org/10.25115/ejrep.v16i46.2235
  • Mestre, V. (2014). Desarrollo prosocial: crianza y escuela. Revista Mexicana de Investigación en Psicología, 6(2), 115-134. https://www.medigraphic.com/pdfs/revmexinvpsi/mip- 2014/mip142b.pdf
  • Mesurado, B., Resett, S., y Oñate, M. (2021). Implementación del programa héroe para favorecer la empatía, las emociones positivas, las actitudes de perdón y la conducta prosocial en adolescentes mexicanos. Cuadernos de Neuropsicología, 15(3), 11-25. https://doi.org/10.7714/CNPS/15.3.201
  • Ministerio del Deporte (2021). Informe de Rendición de Cuentas. https://www.mindeporte. gov.co/recursos_user/2021/Planeaci%C3%B3n/Agosto/Informe_Rendici%C3%B3n_de_ Cuentas_2020-2021.pdf
  • Molero, M., Barrangán, A., Martos, A., Gázquez, J., y Pérez-Fuentes, M. (2021). Manual práctico para la realización de una revisión sistemática. Editorial Universidad de Almería.
  • Moylan, C., Herrenkohl, T., Sousa, C., Tajima, E., Herrenkohl, R., & Russo, M. (2010). The effects of child abuse and exposure to domestic violence on adolescent internalizing and externalizing behavior problems. Journal of Family Violence, 25(1), 53-63. https://doi.org/10.1007/s10896-009-9269-9
  • Muñoz, A., Garcés de Los Fayos, E., y Chirivella, E. (2014). Estudio de conductas prosociales y antisociales. Comparación entre niños y adolescentes que practican y no practican deporte. Informació Psicològica, (99), 64-78. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3641601
  • Navarro-Patón, R., Lago-Ballesteros, J., y Basanta-Camiño, S. (2019). Conductas prosociales de escolares de educación primaria: influencia de los juegos cooperativos. SPORT TK-Revista EuroAmericana de Ciencias del Deporte, 8(2), 33-37. https://revistas.um.es/sportk/article/view/401081/273111
  • Nieto, A., López, M., Cabezas, M., y Martínez, M. (2017). Deporte en familia como prevención de problemas de conducta desde edades tempranas. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 3(1), 449-456. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2017.n1.v3.1014
  • Opstoel, K., Chapelle, L., Prins, F., De Meester, A., Haerens, L., Van Tartwijk, J., & De Martelaer, K. (2019). Personal and social development in physical education and sports: A review study. European Physical Education Review 26(4), 797-813. https://doi.org/10.1177/1356336X19882054
  • Pakaslahti, L., Karjalainen, A., & Keltikangas-Järvinen, L. (2002). Relationships between adolescent prosocial problem-solving strategies, prosocial behaviour, and social acceptance. International Journal of Behavioral Development, 26(2), 137-144. https://doi.org/10.1080/01650250042000681
  • Pelegrín, A., Garcés, E., y Chirivella, E. (2010). Estudio de conductas prosociales y antisociales. Comparación entre niños y adolescentes que practican y no practican deporte. Informació Psicològica, 99, 64-78. https://dialnet.unirioja.es/servlet/ articulo?codigo=3641601
  • Pelegrín, A., León, E., y González-García, H. (2020). Conductas prosociales en escolares aficionados al deporte. Cultura, Ciencia y Deporte, 15(43), 121-129. https://reunir.unir.net/handle/123456789/10162
  • Pérez, L. y Vázquez, J. (2020). Conductas prosociales en adolescentes de diferentes estatus socioeconómicos [Tesis de pregrado, Universidad Católica de Argentina]. https://repositorio.uca.edu.ar/handle/123456789/10599
  • Rabinowitz, J., Powell, T., Sadler, R., Reboussin, B., Green, K., Milam, A., Smart, M., Furr- Holden, D., Latimore, A., & Tandon, D. (2020). Neighborhood Profiles and Associations with Coping Behaviors among Low-Income Youth. Journal of Youth y Adolescence, 49(2), 494-505. https://doi.org/10.1007/s10964-019-01176-y
  • Ramírez, W., Vinaccia, S., y Suárez, G. (2004). El impacto de la actividad física y el deporte sobre la salud, la cognición, la socialización y el rendimiento académico: una revisión teórica. Revista de Estudios Sociales, 18, 67-75. http://www.scielo.org.co/pdf/res/n18/n18a08.pdf
  • Randall, B. y Wenner, J. (2014). Adopting a multidimensional perspective on college students’ prosocial behaviors. In L. M. Padilla-Walker & G. Carlo (Eds.), Prosocial development: A multidimensional perspective (pp. 374-392). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199964772.003.0018
  • Redondo, J. y Guevara, E. (2012). Diferencias de género en la prevalencia de la conducta prosocial y agresión en adolescentes de dos colegios de la ciudad de Pasto- Colombia. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, (36), 173-192. https://www.redalyc.org/pdf/1942/194224431009.pdf
  • Redondo, J., Rueda, S. y Amado, C. (2013). Conducta prosocial: Una alternativa a las conductas agresivas. Investigium Ire: Ciencias Sociales y Humanas, 4(1), 234-247. https://investigiumire.unicesmag.edu.co/index.php/ire/article/view/56/55
  • Revuelta, L. y Esnaola, I. (2011). Clima familiar deportivo y autoconcepto físico en la adolescencia. European Journal of Education and Psychology, 4(1), 19-31. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3678018
  • Rivas-Martínez, H. y Bailey-Moreno, J. (2021). Aportaciones del fútbol en la formación infantil y juvenil en una comunidad vulnerable. Retos, 39, 276-283. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7594115
  • Rivera, M., Gutiérrez, D., Segovia, Y., y Valcárcel, J. (2020). Efecto del modelo de Educación Deportiva sobre la conducta prosocial en escolares de Educación Primaria. Cultura, Ciencia y Deporte, 15(46), 561-574. https://doi.org/10.12800/ccd.v15i46.1626
  • Sáenz-López, P. y Díaz, M. (2005). Educar a través del deporte. Universidad de Huelva. http://hdl.handle.net/11162/61107
  • Sánchez-Queija, I., Oliva, A., y Parra, A. (2006). Empatía y conducta prosocial durante la adolescencia. Revista de Psicología Social, 21(3), 259-271. https://personal.us.es/oliva/prosocial.pdf
  • Samalot-Rivera A. & Porretta, D. (2013). The influence of social skills instruction on sport and game related behaviours of students with emotional or behavioural disorders. Physical Education y Sport Pedagogy, 18, 117-132. https://doi.org/10.1080/17408989.2011.631004
  • Sierra, M., Evangelio, C., Pérez-Torralba, A., y González-Víllora, S. (2018). Hacia un comportamiento más social y cooperativo en educación física: aplicación del modelo de educación deportiva. SPORT TK-Revista EuroAmericana de Ciencias del Deporte, 7(2), 83-91. https://doi.org/10.6018/sportk.343281
  • Super, S., Hermens, N., Verkooijen, K. & Koelen, M. (2018). Examining the relationship between sports participation and youth developmental outcomes for socially vulnerable youth. BMC Public Health, 18(1), 1-12. https://doi.org/ 10.1186/s12889-018-5955-y
  • Staub, E. & Vollhardt, J. (2008). Altruism born of suffering: The roots of caring and helping after victimization and other trauma. American Journal of Orthopsychiatry, 78(3), 267-280. https://doi.org/10.1037/a0014223
  • Steger, M., Kashdan, T., & Oishi, S. (2008). Being good by doing good: Daily eudaimonic activity and well-being. Journal of Research in Personality, 42(1), 22-42. https://doi.org/10.1016/j.jrp.2007.03.004
  • Tuñón, I., Laiño, F., y Castro, H. (2014). El juego recreativo y el deporte social como política de derecho. Su relación con la infancia en condiciones de vulnerabilidad social. Educación Física y Ciencia, 16(1), 1-16. https://efyc.fahce.unlp.edu.ar/article/view/EFyCv16n01a04
  • Van der Veken, K., Lauwerier, E., & Willems, S. (2020). How community sport programs may improve the health of vulnerable population groups: a program theory. International Journal for Equity in Health, 19(74), 1-12. https://doi.org/10.1186/s12939-020-01177-5
  • Von Hermanni, H. & Tutić, A. (2019). Does economic inequality moderate the effect of class on prosocial behavior? A large-scale test of a recent hypothesis by Côté et al. PLoS ONE, 14(8), 1-17. https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0220723
  • Wan, Y., Zhao, Y., & Song, H. (2021). Effects of Physical Exercise on Prosocial Behavior of Junior High School Students. Children, 8, 1-16. https://doi.org/10.3390/children8121199
  • Welty, J., Schulenkorf, N. & Spaaij, R. (2019). Sport for Social Change: Bridging the Theory– Practice Divide. Journal of Sport Management, 33(5), 361-365. https://doi.org/10.1123/jsm.2019-0291
  • Yoshizawa, H., Yoshida, T., Park, H., Nakajima, M., Ozeki, M., & Harada, C. (2020). Crosscultural Protective Effects of Neighborhood Collective Efficacy on Antisocial Behaviors: Mediating Role of Social Information Processing. Japanese Psychological Research, 62(2), 116-130. https://doi.org/10.1111/jpr.12266